UM NOVO COMEÇO DEPOIS DA DESTRUIÇÃO
UM NOVO COMEÇO DEPOIS DA DESTRUIÇÃO
Fonte: Genesis 8:20 – 11:32
Data: 2350 – 2000 a.C. (provável)
Esboço:
Deus faz um pacto com Noé – cap. 8:20 – 9:17
A profecia de Noé – cap. 9:20-29
A Torre de Babel – cap. 11:1-9
Os descendentes de Noé – cap. 10:1-32 e 11:10-32
Comentário:
· O culto de Noé a Deus logo após ter saído da arca, valeu por nova revelação de Deus e um conjunto de promessas, que valeram por todas as gerações até o fim dos tempos.
· Graças ao pecado de Noé (embriaguez), temos registrado no texto bíblico (Gn. 9:20-29), uma admirável profecia quanto aos descendentes de Noé: Sem, Cão e Jafé.
· O grandioso projeto chamado “Torre de Babel”, registrado no capitulo 11, desagradou a Deus, pois o seu plano era povoar a terra e não formar uma aglomeração num só local (9:7). Parece que os descendentes de Noé queriam se proteger de um futuro dilúvio, esquecendo-se da promessa de Deus (9:11). Isso parece ser claro no verso 4 do capitulo 11: “Façamo-nos um nome”. Noutra linguagem: “que o nosso nome não volte a desaparecer”.
· Quanto a confusão de línguas, segundo estudos, acredita-se que das quase duas mil línguas que se falam hoje, existe um tronco ou três troncos, podendo ser a língua dos três filhos de Noé, de onde vêem todas as outras línguas.
· A profecia de Noé veio a se cumprir em sua descendência, depois dos acontecimentos na terra de Sinar: Jafé e seus filhos se espalharam por uma grande região geográfica. Dirigiram-se para o ocidente, povoaram todas as ilhas do Mediterrâneo, toda a Europa e parte da Ásia. Hoje os jafetitas são os detentores da cultura mundial, tendo desenvolvido grandemente as artes e a industria. Os descendentes de Cão povoaram a África, certas regiões do oriente médio, Babilônia e imediações do Mar Vermelho. Por algum tempo esta raça promoveu e desenvolveu uma admirável civilização, sendo posteriormente vencidos pelos jafetitas e semitas. Os descendentes de Sem não produziram grandes povos, ocupando as regiões da Ásia. Alias a profecia de Noé não contemplava grandes civilizações provindas de Sem. Jeová seria o Deus de Sem, isto é, nele seria Jeová conhecido e por meio dele seria estabelecida a linhagem religiosa do mundo. Uma tarefa mais espiritual do que material.