PRONOMES POSSESSIVOS
A sociedade hoje se atropela tentando construir um futuro melhor. Homens e mulheres tentam a todo esforço se profissionalizarem e se aperfeiçoarem a cada dia e lutam fervorosamente contra tudo aquilo que pode se levantar contra seus planos e projetos. Lutam, conquistam e se agarram a tudo que conseguem, aprendendo, com isso, a utilizar muito a linguagem do Pronome Possessivo Pessoal: “minha”carreira, “meus sonhos”, realizações do “meu” jeito, etc.
Se voce se sente assim as vezes, voce sabe como esse gigante pode ser cruel. Porem, as vezes, aparece alguem no seu caminho para ajuda-lo.
Nabal, que significa “tolo”, era um homem muito rico, descendente de Calebe, que tambem tinha enorme dificuldade em se relacionar com as pessoas.
I Sm. 25:3, 17
Sem duvida, era uma pessoa que sabia como irritar alguem. O mundo de Nabal girava em torno de uma pessoa – Nabal. Era alguem que ria da ideia de dividir coisas com quem quer que fosse. Principalmente com Davi.
Davi, nessa época era o defensor dos fazendeiros e pastores contra os bandidos. Ele e seus homens era a força policial do deserto, levando um dos pastores de Nabal a reconhecer sua eficiencia.
I Sm. 25:16
Era época de festejar a colheita, e os homens de Nabal estavam realizando uma festa. Davi sentiu-se no direito de ser convidado, afinal, eram eles quem protegiam as plantações e os animais.
I Sm. 25:8
Rude, Nabal responde:
I Sm. 25:10-11
Davi se enfurece ao ser comparado com fugitivos. Organiza 400 homens e vai em direção à Nabal.
I Sm. 25:12
Davi estava realmente furioso.
I Sm. 25:22
Mas, de repente surge no meio do deserto Abigail, esposa de Nabal. Enquanto ele é bruto e mesquinho, ela é inteligente e bonita.
I Sm. 25:3
Inteligencia e beleza. Abigail põe ambas para funcionar. Se equipa com muita comida e vai de encontro ao exercito de Davi.
O exercito pára. Muitos param por causa da comida, outros por causa da beleza dela.
Abigail sabe que ela é a ultima barreira entre Davi e a morte de sua familia. Diante disso, faz um apelo à Davi.
I Sm. 25:24
Colocando-se na brecha, ela assume a responsabilidade pelo marido.
I Sm. 25:28
A atitude dela faz Davi mudar completamente de ideia.
I Sm. 25:32-35
Quando Nabal soube do perido que correu, sofreu um ataque e 10 dias depois morreu.
Davi, entao, sabendo do acontecido, agradece a Deus pela morte de Nabal e se aproveita da disponibilidade de Abigail, pedindo ela em casamento. Davi consegue uma nova esposa e Abigail um novo lar.
A mansidão salvou a patria naquele dia. A humildade tem tal poder.
Pv. 25:15
Abigail nos ensina o poder contagiante da bondade; a força de um bom coração. Também sua história prefigura a vida de Jesus.
Abigail colocou-se entre Davi e Nabal. Jesus colocoou-se entre Deus e nós. Ela ofereceu-se para ser castigada pelos pecados de Nabal. Jesus permitiu que o céu o castigasse pelos meus pecados. Abigail desviou a raiva de Davi. Cristo foi o nosso mediador.
I Tm. 2:5-6
Quem é o mediador senão aquele que se coloca no meio de alguma coisa?
Quem pagaria propositalmente por algo que não fez?
Is. 53:6
Você acha seu mundo de Nabak dificil de suportar? Então faça o que Davi fez: pare de encarar Nabal. Volte-se para Cristo. Olhe mais para o mediador e menos para os encrenqueiros.
Rm. 12:21