O PERÍODO PATRIARCAL

11/08/2010 13:50

 

Fonte: Genesis 12-50

Data: 2000 – 1700 a.C. (provável)

Esboço:

Abraão – cap. 12-25

Isaque – cap. 21-28

Jacó – cap. 26-50

José – cap. 36-50

Comentário:

·         A palavra patriarcal tem por objetivo dar o sentido de “pais”; Abraão, Isaque e Jacó são os pais do povo de Deus.

·         Neste período, os patriarcas em sua estrutura social eram nômades e seminômades – migravam para vários lugares. Era uma civilização mais voltada ao pastoreio do que a agricultura. Mesmo assim, haviam grandes cidades nesta época.

·         A vida de Abraão pode ser compreendida em 5 fases:

·         1ª – Da infância até o chamado: Ur dos Caldeus, a cidade de Abraão era bem desenvolvida. Cidade portuária, sua cultura tinha atingido proporções consideráveis apesar de o povo ser idolatra.

·         2ª – Do chamado até a entrada em Canaã: Saindo de Ur, seguem em direção a Harã, onde fica um bom tempo. Nesta cidade a família cresce e o pai Tera, morre. Seguem viagem para Canaã apenas Abraão com 75 anos de idade e seu sobrinho Ló.

·         3ª – Primeiro período em Canaã – Quando Abraão chega em Canaã se depara com uma terra bonita e povoada, apesar de estar passando por um período de fome.

·         4ª – No Egito – Devido a fome em Canaã, Abraão vai peregrinar no Egito, onde temos o registro de sua “meia-mentira” a Faraó.

·         5ª – De volta a Canaã – Abraão volta do Egito muito rico (13:2), mas o que caracteriza a sua vida neste período é a sua relação com Deus: O encontro com Melquisedeque, o pacto sobre a terra, o sacrifício de Isaque, etc.

·         Isaque dá continuidade a promessa feita a Abraão. Casa-se com Rebeca (parente) da qual nascem Esaú e Jacó.

·         Jacó, apesar de não ser o primogênito, recebe a benção de Isaque. Teve 12 filhos que são os cabeças das 12 tribos de Israel. Alias, Jacó (que significa calcanhar, e não enganador, como muito se diz) teve seu nome trocado para Israel (aquele que luta com Deus), depois de haver lutado com um anjo.

·         A maldição lançada em José ao ser vendido escravo para o Egito, acabou por se tornar em benção não só para José, mas para toda a família de Jacó.

·         Interessante: As esposas dos três patriarcas eram estéreis: Sara, Rebeca e Raquel.