Lixo em Alto Mar
Nas últimas décadas as questões ambientais tomaram grande proporção e são discutidas entre as autoridades e ambientalistas de todos os continentes. O planeta terra vem sofrendo com vários efeitos antes desconhecidos do homem, como por exemplo, o efeito estufa, que é o responsável por outros fenômenos graves como tempestades, derretimento das calotas polares e outros. O desenvolvimento do planeta tem um grande custo ambiental, entre eles um dos mais importantes é a geração de resíduos, sejam sólidos, líquidos ou gasosos. O grande depósito de lixo em alto mar é um dos exemplos da incapacidade do homem de gerir estes resíduos.
Descoberta das ilhas de lixo
A primeira de lixo foi descoberta pelo navegador Charles Moore, que ficou impressionado com o fenômeno e sua extensão e o batizou de “Lixão do pacífico. Depois disso, exploradores marinhos comprovaram a existência de outras imensas ilhas de lixo em alto mar em diversos oceanos ao redor do mundo, ilhas essas que podem conter uma concentração muito maior de lixo do que o existente na terra, porém suas dimensões ou o seu volume é incerto, porque não há como se precisar.
Formação das ilhas de lixo
Essas ilhas de lixo podem se formar de diversas formas diferentes, contudo a mais comum é a forma natural, ou seja, a chuva carrega o lixo urbano através de bueiros e das próprias vias, que não sendo tratado deságua em rios e outras fontes de água até os rios, que naturalmente seguem seu curso até o mar. Esse lixo então despejado no mar é levado através das correntes marinhas até esses pontos de concentração, formando os lixões. A escolha desses pontos de concentração então se dá em virtude de diversos fatores naturais como profundidade, encontro das correntes marítima e outros.
Inter-relacionamento entre os fatores ambientais
O eco sistema do planeta terra é composto de uma incrível biodiversidade, e todos os elementos que formam esta biodiversidade estão inter-relacionados entre si, todos os elementos tem influencia um sobre o outro, formando uma imensa e perfeita cadeia natural. a quebra de qualquer um dos elementos dessa cadeia, por mais simples e aparentemente insignificante que seja, acarreta grandes prejuízos, que podem não ser percebidos a curto prazo, mas que tem reflexos em algum lugar. Um exemplo básico é o aquecimento global: o homem ao longo de muitas décadas e até séculos poluiu a atmosfera, com a descarga de gases tóxicos, primeiramente pelas grandes queimadas, pelas chaminés das fábricas e também pela circulação dos veículos.
Maior concentração
A maior concentração da emissão desses gases está nos grandes centros urbanos, contudo um dos maiores e mais devastadores efeitos desta emissão de gases é o derretimento das calotas polares nos pólos do planeta, o que comprova que a cada ação existe uma reação, mesmo que esta seja longínqua e em longo prazo. Assim também as grandes ilhas de lixo em alto mar têm e terão ainda mais no futuro graves conseqüências ambientais que poderão ser sentidas pelo próprio homem.