JOSUÉ E A CONQUISTA DA TERRA
Fonte: Josué
Data: 1270 a. C. (provável)
Esboço:
Entrada em Canaã – cap. 1 – 5
A conquista da terra – cap. 6 – 12
Estabelecimento e organização – cap. 13 – 24
Comentários:
· A morte de Moises levou Josué, o seu fiel discípulo, ao supremo posto de comando. Coube-lhe uma tarefa não inferior a de Moises, visto que a terra ainda estava por ser conquistada. A promessa de Deus era que seria com Josué assim como foi com Moises (Js. 1:5). Todo o povo era com ele, inclusive as duas tribos que já haviam se fixado ao oriente (Js. 1:16-18). Era o momento de se cumprir a promessa feita a séculos aos patriarcas.
· A entrada em Canaã se deu pela travessia do Rio Jordão, o qual Deus fez secar assim como o Mar Vermelho, para que os filhos de Israel passassem. Quando os cananeus ouviram isso, acabou-lhes o animo, facilitando assim a conquista pelos israelitas, que acamparam em Gilgal, de frente para Jericó.
· Começando pelas cidades de Jericó e Ai, as conquistas continuaram em direção ao sul e posteriormente em direção ao norte.
· Depois de conquistar a terra, pelo menos em parte, Josué começa a organizar a nova nação, dividindo a terra entre as tribos; cidades para os levitas; herança para Calebe e Josué; cidades refúgio e a questão religiosa, sendo esta o ponto de ligação entre as tribos, visto que se organizaram debaixo de um regime teocrata, não possuindo um governo central.