Estudo 3 - COMPREENDENDO O ARREPENDIMENTO

26/05/2010 12:23

 COMPREENDENDO O ARREPENDIMENTO

        Muitos são os textos no Antigo Testamento que mostram o amor e a misericórdia de Deus para com o homem pecador. Em toda a Bíblia é mostrado este cuidado de Deus em restituir ao homem os privilégios os perdidos no Éden; mas, este homem tem se afastado, como diz a Palavra em Oséias 11:1-2.

        “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura”. Fazendo uma pequena comparação observamos neste versículo que o homem esta afastado de Deus, longe dEle e de Seus caminhos e que tem andando errante em busca da alegria, da paz e da comunhão perdidas. Mostra ainda que Deus em Suas infinita misericórdia, tem chamado este homem de volta; mas o ser humano tem sido enganado pelo adversário de Deus, o diabo, que procura arrastá-lo para o seu reino de trevas, onde há choro e ranger de dentes. Ainda através de Oséias, o Senhor diz: “Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados estás caído”. (Oséias 14:1). Em Isaías 55:7 encontramos novamente o chamado divino: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor; que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Tudo que o homem precisa fazer é voltar para o Senhor e este voltar; na Bíblia, é chamado de arrependimento. A volta do homem para Deus é uma iniciativa dEle próprio. No livro de Ezequiel, Deus promete através deste profeta: “Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei em vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos; guardeis os meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:26-27).

        Vimos, portanto que o homem tem que voltar para Deus, tem que se arrepender. Entretanto, para que haja arrependimento é necessário que o homem reconheça que errou. O grande rei Davi ficou fascinado por Bete-Seba, mulher de Urias, tomou-a como mulher e ela ficou grávida. Na tentativa de encobrir seu pecado, Davi mandou matar Urias e depois da morte deste tomou Bete-Seba por esposa. Tudo isso desagradou a Deus, que mandou o profeta Natã confrontá-lo com o seu pecado. Quando Davi se deu conta do pecado cometido e das suas conseqüências, disse a Natã: “Pequei contra Jeová”, e a Palavra diz que Davi caiu de joelhos e gemeu do profundo de sua alma, com a oração que ficou gravada no Salmo 51. Isso é arrependimento.

        O arrependimento genuíno é gerado pela tristeza, fruto do pecado cometido (2 Co. 7:10). A pessoa arrependida chora amargamente e implora o favor e a misericórdia de Deus. O arrependimento leva também à restituição. Zaqueu, quando se encontra com o Senhor, declara: “Senhor; a metade dos meus bens dou aos pobres; e se em algo tenho defraudado alguém, devolverei quadruplicado” (Lucas 19:8). Isso é arrependimento.

        O arrependimento produz transformação da maneira de pensar e nos leva a uma nova vida. O cristão que passou pelo novo nascimento através de Jesus, deve renovar a sua mente pela Palavra, abandonar os hábitos de sua vida passada e viver uma nova vida em Cristo. O cristão genuíno morreu para o pecado e está vivo para Deus. O cristão verdadeiro lança Mao no arado e não olha para trás. O cristão que realmente nasceu de novo, ama, perdoa, tem compaixão pelas almas perdidas, dá testemunho do evangelho e pode dizer como o apóstolo Paulo... “Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”. (Gl. 2:20). Sabemos, no entanto, que todas estas características vão se desenvolvendo na dependência direta da comunhão com o Senhor e do grau de obediência de cada filho. Nada é automático, mas cada crente pode determinar o nível do seu crescimento espiritual.

Continua...