Estudo 09 - Crescimento Espiritual

29/08/2012 22:33

 

INTRODUÇÃO

É muito importante este estudo, pois quem não cresce espiritualmente não está bem. Vamos estudar hoje: características do crescimento, a necessidade de limparmos tanto a vida material como a espiritual para crescermos, a necessidade de crescimento espiritual, a finalidade do crescimento e como crescer espiritualmente.

 

1) CARACTERÍSTICAS DO CRESCIMENTO

Crescer é algo natural e normal para todos os seres vivos. Na vida espiritual também é assim. É Deus que nos dá o crescimento espiritual (1a Cor. 3:6-7).

Somos comparados a um edifício em construção (Efésios 2:20-22). Só depende de nós fazermos a nossa parte; desejando (1a Ped. 2:1-2) e procurando crescer sempre (João 15:3-7).

As características básicas do crescimento espiritual são duas: é Deus quem dá o crescimentoespiritual. Porém nós é que temos de buscá-lo. Deus manda que peçamos o crescimento e Ele dará (Luc. 11:9-13; Mat. 7:7-11). Deus quer que cresçamos em tudo aquilo que é de Jesus Cristo.

 

2) LIMPE A VIDA MATERIAL E CRESÇA

"Para que cresça o lado espiritual é necessário limpar o lado material". Ore pedindo a libertação de tudo que é contrário à Palavra de Deus (João 8:32 e v. 36). Mantenha para com seus vizinhos, seus familiares e em seu trabalho, a mesma conduta que tem na Igreja; devemos vigiar nossa vida material e tomar a decisão firme de viver conforme os padrões do Evangelho. Exemplos: Abandonar os bailes, boates, carnaval, bebida alcoólica, roda dos escarnecedores, prostituição e ser fiel na vida matrimonial (Sal. 1:1-3; Mal. 2:14-15; Prov. 23:27-33; 1a Cor. 6:18-20).

Após abandonar estas coisas, devemos vigiar sempre estas áreas. Manter a vida material limpa, usarlinguagem  e irrepreensível, não nos conformar com este mundo e não aceitar a influência da mídia e do meio social em que vivemos, aferindo todo o nosso modo de viver com o que ensina a Bíblia (Rom. 12:1-2Filip. 4:8; Tiago 4:3-4; Tito 2:8).

 

3) LIMPE A VIDA ESPIRITUAL E CRESÇA

Na área espiritual devemos limpar nossa vida de todas aquelas coisas do mundo que nos envolveram antes de sermos crentes. Exemplos: abandonar as crendices tais como: não passes debaixo de escada, não toques, não proves, não manuseies, penitência ou sacrifício para sermos salvos, doutrina, tradição ou costumes religiosos que recebemos de nossos familiares, contrários à Palavra de Deus (Cols. 2:20-23Marc. 7:6-13; 2a Cor. 6:14-18). Abandonar todas as superstições e objetos que usávamos com o propósito enganoso de nos livrar do mal.

Abandonar todas as promessas feitas aos santos (imagens), assim como a crença neles, pois é idolatria e jogá-los fora (Deut. 7:25-26Sal. 97:7135:15-18). "Oremos epeçamos a Deus poder para limpar a nossa vida espiritual de todas essas coisas contrárias do passado". Devemos crescer no conhecimento de Cristo (Cols. 1:10; 2a Tes. 1:3).

Crescer na graça e em ações de graças (Cols. 2:7; 2a Ped. 3:18). Crescer em santidade e em amor (1a Tes. 5:23; 3:12; 1a Ped. 1:22). Crescer na unidade da fé e em tudo que é de Jesus. Não desanimemos, sejamos fortes e corajosos e busquemos isto de coração. Então, veremos o bom resultado: receberemos crescimento espiritual em todos os sentidos, tanto para edificação de nossa própria vida como para edificação da Igreja, até chegarmos à estatura do varão perfeito que é Cristo (Efésios 4:11-13).

 

4) A NECESSIDADE DE CRESCIMENTO

Se uma criança não cresce, algo não está bem. Assim como é necessário que a criança cresça e torne-se adulta, tenha uma vida normal e saiba como se conduzir, também é necessário crescermos na vida espiritual e sermos adultos, vivermos com segurança dentro da Palavra de Deus fazendo a Sua obra. Além disso, Deus quer nos revelar muitos mistérios ocultos e segredos em Sua Palavra (Cols. 1:27-28; Amós 3:7). Deus deseja nos encher das riquezas celestiais ainda nesta vida, já nos preparando para as abundâncias dos Céus.

Todos temos necessidade de crescimento espiritual, para podermos receber as riquezas espirituais que Deus quer nos dar, vivermos em pé na Sua presença e fazermos a Sua obra. Porém só os que crescem espiritualmente podem entender e receber tais bênçãos (1a Cor. 2: 9-16;Efésios 1:17-192:7).

 

5) A FINALIDADE DO CRESCIMENTO

A finalidade do crescimento espiritual é não sermos mais meninos espirituais, levados em roda por todo vento de falsas doutrinas. Vivermos bem ajustados no corpo de Cristo, que é a sua Igreja, servindo a Deus. Estarmos firmes e seguros na força e no poder de Deus. Firmes contra as hostes do mal e suas ciladas. Firmes para resistir no dia mau, empunhando a Palavra da Verdade, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito Santo que é a Palavra de Deus. Com isto apagaremos todos os dardos inflamados do maligno.

Esta é a finalidade do crescimento espiritual: não sermos enganados nem derrubados por falsas doutrinas, recebermos o alimento espiritual sólido, alcançarmos a maturidade espiritual, estarmos firmes em Cristo fazendo a Sua obra e produzindo frutos para glória de Deus. Assim, venceremos toda a obra do mal, receberemos as riquezas dos Céus e cresceremos no conhecimento de Deus (Heb. 5:12-14; Efésios 4:14-166:10-18).

 

6) COMO CRESCER ESPIRITUALMENTE

Crescer espiritualmente é muito importante, mas depende de uma decisão pessoal. Quando o assunto é importante, nós arranjamos tempo para tudo. Deus está sempre pronto a nos dar o crescimento. Façamos, pois, a nossa parte, conforme as letras (A), (B) e (C) a seguir e cresceremos.

 

A) ESTUDAR A BÍBLIA TODOS OS DIAS

Em Oséias 4:6; 6:3, 6 diz: "o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento de Deus. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Porque Eu quero misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos". Assim, necessitamos de estudar e meditar na Bíblia todos os dias (Josué 1:8-9), aprendendo de Jesus (Mat. 11: 28-30), aplicando a Palavra à nossa vida e guardando-a no coração (João 6:63; 15:3; Apoc. 1:3). Participar sempre da escola dominical para aprendermos mais de Deus. Reestudar em casa todos estes assuntos.

 

B) VIDA DE ORAÇÃO DIÁRIA

Devemos orar várias vezes todos os dias (1a Tes. 5:17), vigiar em oração (Luc. 21:36). Devemos viver todos os dias de nossa vida pré-dispostos a crescer espiritualmente, mantendo comunhão diária com Deus em oração, e orar para que haja crescimento na Igreja (João 14:13-14 e v. 23; 15:11 e v. 16; Atos 1:14; 2:41-42; 4:4).

 

C) SERVIR A DEUS DIARIAMENTE

 Servir a Deus todos os dias através de um viver honesto, em retidão e justiça perante Deus e os homens. "Uma vida de verdadeiro testemunhocristão" (Sal. 100: 1-5Ex. 23:25). Se possível, fazer o culto doméstico diariamente em família (Deut. 6: 6-9). Participar, se possível, de todos os cultos da Igreja integrando-se em suas atividades (Atos 2:42-43 e v. 46; João 12:26; 5:17).

Servir a Deus todos os dias, testemunhando e ensinando aos outros o que já aprendemos, dizendo-lhes que só em Jesus Cristo há salvação (Atos 5:424:12). Obedecer sempre à vontade de Deus (1o Sam. 15:22-23). Vigiar para que o pecado não nos envolva, mas, se envolver, arrependermo-nos logo, abandoná-lo e pedir o perdão e a purificação pelo sangue de Jesus (1aJoão 1:7).

 

7) APELO

Este estudo aplica-se mais aos salvos. Se alguém, no entanto, ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6).

 

CONCLUSÃO

É Deus quem dá o crescimento espiritual, mas nós é que temos de busca-lo. Devemos limpar tanto a vida material como a espiritual para crescer. Todos temos necessidade de crescer espiritualmente para não sermos enganados nem derrubados.

Deus quer que cresçamos e busquemos isto de coração. A finalidade é sermos adultos espirituais, vivermos firmes em Cristo, vencendo todo o mal, recebermos as abundantes bênçãos de Deus e fazermos a Sua obra como Ele quer.

Nós cresceremos espiritualmente através do estudo da Bíblia, da oração e do servir a Deus todos os dias. Aprendamos de Cristo. Cresçamos em Cristo. Vivamos em Cristo e sirvamos a Cristo, Amém. Leia a Bíblia...Comece pelo Novo Testamento.