Estudo 00 - Introdução
INICIAMOS, com este estudo de introdução, o Curso sobre as sete doutrinas básicas da salvação e mais seis estudos de edificação. Vamos estudar hoje: como a Bíblia chegou até nós, os materiais usados, a composição da Bíblia, a Bíblia como livro, os escritores da Bíblia, o autor da Bíblia, que é Deus, a cena da cruz profetizada mil anos antes e a pessoa central da Bíblia, que é Jesus.
1) COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS
No princípio, a história sagrada e as profecias eram transmitidas oralmente pelos patriarcas ou chefes de famílias, que passavam de geração em geração todos os conhecimentos que tinham a respeito de Deus, suas experiências e revelações (Gen. 18:19). Com o desenvolvimento da civilização, tornou-se necessário criar símbolos gráficos que transmitissem as idéias a serem enviadas a distâncias maiores. Surgiu primeiramente a escrita ideográfica ou pictográfica. Um exemplo conhecido ainda hoje são os hieróglifos dos egípcios 4000 anos a.C..
Posteriormente, cerca de 2000 anos a.C., surgiu a escrita cuneiforme ou em forma de cunha, criada pelos fenícios, dando origem ao nosso alfabeto. Os primeiros 5 livros da Bíblia, o Pentateuco, foram escritos por Moisés cerca de 1450 a. C..
Então, Deus determinou que os pais estudassem e ensinassem a Bíblia aos filhos, todos os dias (o que eu chamo de culto doméstico, Deut. 6:6-9). O Mundo de hoje seria muito diferente, se obedecêssemos a esta Palavra.
2) OS MATERIAIS USADOS
No princípio, os mais antigos utilizavam pedra, cerâmica, ponteiros, estiletes, etc., (4000 a.C.). Depois surgiram outros materiais que abordaremos a seguir:
A) O PAPIRO
Foi descoberto no Egito cerca de 3000 anos a.C. . É uma espécie de entrecasca, tirada de uma planta aquática chamada de papiro ou junco, existente às margens do Rio Nilo. Este material era preparado e formava um rolo que é muito citado na Bíblia, conforme a figura abaixo (Sal. 40:7). Era escrito com penas de aves e tinta de carvão vegetal.
B) O PERGAMINHO
O pergaminho foi descoberto por volta de 1700 a.C. pelos egípcios e babilônios. Era feito de peles de animais, era mais durável e mais caro do que o papiro.
Aparece na Bíblia em 2a Tim. 4:13. Porém os originais do Novo Testamento foram escritos em rolos de papiro, exceto algumas epístolas.
C) O PAPEL
A palavra papel é derivada de papiro. Surgiu na China em 200 a.C. e era extraído de fibras vegetais.
Em 1436 d.C., Gutemberg descobriu a imprensa e, a partir de 1792 d. C., em razão da evolução tecnológica, o papel começou a ser comercializado para todo o Mundo.
Dessa forma, tornou-se mais fácil a impressão da Bíblia.
3) A COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA
A Bíblia, que é também chamada de Sagradas Escrituras, Palavra de Deus, Livro do Senhor, Lei de Deus, conforme Rom. 1:2; Heb. 4:12; Is. 34:16 e Sal. 1:1-2, é composta de 66 livros, sendo o 1oGênesis e o último Apocalipse, e se divide em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento tem 39 livros e o Novo Testamento 27. O total dos dois é 66.
Cada livro é dividido em "capítulos", que são os números maiores, e cada capítulo é dividido em"versículos", que são os números menores. Na maioria das traduções, tanto os números dos capítulos como os dos versículos estão localizados na margem esquerda das páginas e em linha reta. (Exemplo ver a Bíblia).
A) ABREVIAÇÕES: No início do Antigo Testamento, assim como no início do Novo, você encontra um índice com o nome de todos os livros da Bíblia por extenso e também abreviados. Alguns exemplos: Gênesis = Gen. ou Gn.; Êxodo = Êx.; Salmos = Sal. ou Sl.; Mateus = Mat. ou Mt.; Apocalipse = Apc. ou Ap.; 1a Coríntios = 1a Cor. ou 1a Co.; 1o Crônicas = 1o Cr. ou 1o Cro.; João = Jo.; Jó = Jó, não tem abreviação. A diferença de João para Jó é o assento e o ponto.
B) REFERÊNCIAS: Chamamos de referência quando num estudo citamos textos diversos. Exemplos: Sal. 1:2 = Salmo 1, verso 2; Apc. 1:1-3 = Apocalipse cap. 1, versos de 1 a 3; Jo. 8:36,31-32 = João cap. 8, versos 36 e de 31 a 32. Nota: Filemom; 2a Jo.; 3a Jo.; Judas e Obadias só têm um capítulo cada, são as exceções. Nestes casos, só citamos os versos. Ex.: 3a Jo. 3-5 = 3a João do verso 3 a 5. Temos ainda as referências de rodapé que são muito úteis.
4) A BÍBLIA COMO LIVRO
A palavra Bíblia vem do grego “Biblion” que significa: conjunto de livros ou biblioteca. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada aos Homens. É pura, infalível e eterna. É um dos livros mais antigos, o mais vendido, o mais lido e o mais importante em todos os tempos e em todo o Mundo. Está traduzida em cerca de 2300 línguas e dialetos.
A) ALGUNS PRINCÍPIOS DA BÍBLIA: A Bíblia tem todos os princípios, tanto espirituais como materiais, de que precisamos para sermos salvos e felizes neste Mundo. Em Efésios 2:8-9 diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Em Atos 2:38; 3:19 e 4:12 diz: Arrependei-vos e convertei-vos a Jesus, para que sejam apagados os vossos pecados, pois debaixo do Céu, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. Em Efésios 5:22-28 e 6:1-9, ensina que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja, e a esposa deve sujeitar-se ao marido como ao Senhor.
Os filhos devem honrar os pais e ser-lhes obedientes no Senhor, e os pais não devem provocar a ira dos filhos, mas criá-los na doutrina e admoestação do Senhor. Os empregados devem servir em obediência e sinceridade como a Cristo, e os patrões devem fazer o mesmo para com eles deixando as ameaças, sabendo que o Senhor de todos está no Céu. Em 2a Tes. 3:10; Prov. 20:4 e 21:25 diz: Quem não quiser trabalhar, também não coma, o desejo do preguiçoso o mata, pelo que mendigará e nada receberá. Em Isaias 55:1-3 ensina que não devemos gastar dinheiro naquilo que não é pão, nem o fruto do nosso trabalho naquilo que não pode satisfazer.
5) OS ESCRITORES DA BÍBLIA
É bom distinguir autor de escritor. Autor é aquele que tem a idéia ou inspiração da obra. O escritor apenas escreve o que o autor determinou. Há casos em que o autor também é o escritor, mas no caso da Bíblia, o autor, que é Deus, só escreveu os Dez Mandamentos com o seu dedo nas tábuas de pedra e do meio do fogo (Deut. 9:10; 10:4; Êx. 20:1-17).
Deus usa homens para o seu serviço. Assim, a Bíblia foi escrita por cerca de 40 profetas inspirados por Deus, das mais diferentes classes sociais, desde um vaqueiro, como Amós, até um estadista, como Daniel, e reis, como Davi e Salomão, num período - com alguns intervalos - de mais ou menos1600 anos. No entanto, todos os 66 livros guardam uma perfeita harmonia entre si em todos os seus ensinamentos, Sal. 119:140; versos 33 a 104.
6) O AUTOR DA BÍBLIA
O autor da Bíblia é Deus, pois nenhum ser humano poderia ser autor de semelhante obra, que até os Céus nos faz conhecer. A Bíblia registra coisas que são anteriores à criação do Mundo e do Homem e anuncia tudo o que há de acontecer até o fim do Mundo. Em 2a Tim. 3:16 e 2a Pedro 1:20-21 está escrito que nenhuma parte da Escritura Sagrada é de interpretação humana, mas Deus inspirou os profetas para escrevê-la.
Os textos a seguir ensinam que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que Deus é o seu autor. A Bíbliaveio do Céu e no Céu permanece Sal. 119:89. Isaias 53: 1-12, escrito 750 anos antes de Cristo, descreve a vida de Jesus, sua morte por nós e até o tipo de sua sepultura, deixando claro a inspiração divina da Bíblia. Ensina que foram a culpa e os pecados das pessoas que crêem que crucificaram Jesus, e que Ele os carregou sobre Si. Jesus recebeu na cruz o castigo que nós merecía-mos, dando-nos a salvação.
A) A CENA DA CRUZ PROFETIZADA MIL ANOS ANTES: Sal. 2:7; mil anos a.C. e Isaias 7:14; 750 anos a.C. falam que Jesus seria gerado pelo Espírito Santo e nasceria de uma virgem. Sal. 22:7-18, registra a crucificação de Jesus, descrevendo todos os detalhes daquela cena. Este Salmo registra nos versos 16 e 18, mil anos antes de Cristo: “traspassaram-me as mãos e os pés, repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica”.
Tudo isto ensina que Deus inspirou os profetas a escreverem estas coisas. Assim, a Bíblia é a Palavra de Deus pura, infalível e eterna, pois nenhum Homem poderia registrar tais fatos, de 750 a mil anos antes de acontecerem, com tamanha precisão de detalhes.
7) A PESSOA CENTRAL DA BÍBLIA
A pessoa central em toda a Bíblia é Jesus. O assunto mais importante, e que é a mensagem principal em toda a Bíblia, é revelar a pessoa de Jesus Cristo como o único que tem poder para nos salvar. Só Jesus salva, cura, liberta e batiza com o Espírito Santo. Maiores detalhes sobre a salvação examinaremos nos próximos estudos.
Finalmente, dizemos que a Bíblia revela Deus ao Homem e revela o Homem a si mesmo. Só através da Bíblia nos conhecemos verdadeira-mente. Saberemos de onde viemos, quem somos, o que fazemos aqui e para onde vamos. As figuras abaixo dão-nos a idéia de que estudar a Bíblia e servir a Deus será uma benção para nós, Amém. (Jo. 5:24).
A) APELO: Se alguém ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, arrependa-se e creia pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Creia que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e receba hoje pela fé o perdão e a salvação (Rom. 3:20 e v. 28; Ef. 2:8-9; Isaias 53:4-6).
CONCLUSÃO
No princípio, a mensagem de Deus era transmitida oralmente. A Bíblia é composta de 66 livros, dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento. A Bíblia é um dos livros mais antigos, o mais vendido, o mais lido e o mais importante em todos os tempos e em todo o Mundo. A Bíblia tem todos os princípios de que precisamos para sermos salvos e felizes. O autor da Bíblia é Deus, que usou os profetas para escrevê-la, e registrar a cena da cruz e a nossa salvação pelo sacrifício de Jesus, 750 a 1000 anos antes de acontecer.
O assunto central da Bíblia é revelar a pessoa de Jesus Cristo como o único que tem poder para nos salvar. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada aos Homens, pura, infalível e eterna. Leia a Bíblia. Comece pelo Novo Testamento.