DILÚVIO: JUÍZO DE DEUS CONTRA O HOMEM
Fonte: Genesis 6:13 – 8:19
Data: 1650 depois de Adão ou 2350 a.C. (provável)
Esboço:
Instruções sobre a construção da arca – cap. 6:13-22
O dilúvio – cap. 7:17-24
As águas do dilúvio diminuem – cap. 8:1-14
Noé e sua família saem da arca – cap. 8:15-19
Comentários:
· Causas do dilúvio: A Bíblia é clara em dar as causas do desastre: “A terra estava corrompida, à vista de Deus, e cheia de violência” (Gn. 6:11).Era como se Deus visse arruinada a sua obra e dissesse que não valia a pena ter criado a humanidade.
· As dimensões da arca, dadas por Deus a Noé (6:14-16), até hoje representam as proporções básicas usadas nos modernos estaleiros.
· Quanto a abrangência do dilúvio, a leitura atenta da Bíblia nos leva a concluir que o dilúvio cobriu toda a terra (7:19). Há, no entanto, quem interprete o dilúvio como sendo ocorrido em uma determinada região, abrangendo somente a terra habitada pelo homem, visto que o propósito de Deus era destruir a raça humana.
· As provas de que realmente houve um dilúvio são várias. Pesquisas feitas por arqueólogos descobriram que vários povos antigos possuíam a historia do dilúvio com pequenas alterações a narrada no Genesis. Também através de escavações feitas nas regiões próximas ao Tigre e ao Eufrates, revelam que ouve há alguns milênios atrás um dilúvio que cobriu toda esta região, deixando como prova alguns metros de lodo entre terras secas acima e abaixo do lodo.Nestas terras secas foram achados vários vestígios de uma civilização antiga.
· Quanto aos Montes de Arará, onde a arca teria repousado, não sabemos ao certo sua localização e apesar de varias tentativas de se achar algum vestígio da arca, até o presente nada temos que prove onde pousou a arca.