Derrubando Golias

26/04/2010 22:22

I Sm. 17:10.

Golias, homem com quase 3 metros de altura, forte, vencedor entre os filisteus. Ninguém tinha coragem de desafiá-lo. Até aquele dia. Até Davi.

Davi saiu para levar comida aos seus irmãos que estavam no campo de batalha, com medo daquele gigante. Foi quando ele ouve Golias desafiando Deus, e toma uma decisão.

I Sm. 17:40.

            Era uma moto enfrentando um caminhão. Como um poodle enfrentando um Pitbull. Em sua opinião, quais as chances que Davi tinha de vencer o gigante?

            Talvez ele tenha mais chances do que as que você tem de derrotar seus próprios gigantes.

            O seu Golias não carrega uma espada ou um escudo, ele carrega o desemprego, abandono, abuso, depressão. Ele traz contas que você não pode pagar, um vício que você não pode abandonar, um passado que você não pode mexer e um futuro que você não consegue encarar.

I Sm. 17:16

Você conhece bem o rugido do seu Golias.

HÁ quanto tempo este Golias te persegue? Os familiares de Golias eram inimigos antigos dos hebreus. Josué os expulsou da terra prometida 300 anos antes. Ele destruiu todos, menos os que moravam em 3 cidades: Gaza, Gate e Asdode.

Golias, o valente de longa data, esta a sua espera pela manha e ainda vem atormentá-lo a noite. Ele perseguiu seus antepassados e agora surge diante de você.

Você conhece Golias. Conhece a voz dele e recua diante de suas palavras.

Davi viu e ouviu algo mais.

I Sm. 17:26 – as primeiras palavras de Davi na Bíblia. Davi começa falando de Deus. Ninguém, nem soldados, nem seus irmãos, nem Saul tinha mencionado sobre Deus.

Davi levanta a questão e começa a conversa com Saul:

I Sm. 17:37

Davi se volta p            ara Golias e não fala  sobre o poder bélico dos soldados hebreus, mas fala de Deus.

I Sm. 17:45-47.

Ninguém mais fala de Deus. Davi não fala outra coisa senão em Deus.               

O enredo muda. Mais do que “Davi X Golias”, passa a ser “o foco em Deus X o foco no gigante”.

Davi vê o que os outros não vêem e se recusa a ver o que os outros vêem. Todos os olhares, exceto o de Davi, voltam-se para o gigante que irradia ódio. As pessoas sabem de seus insultos, de suas exigências, de seu tamanho. Todos eram especializados em Golias.

Davi era especialista em Deus. Ele via o gigante, mas ele vê Deus com uma nitidez ainda maior.

I Sm. 17:45

Exércitos de Israel. Ele não estava falando somente sobre os soldados amedrontados, mas ele via os exércitos de Deus, e por isso saiu ao encontro do filisteu.

Enquanto todos temem o pior, Davi vê um único lugar onde a pedra poderia acertar. Ele não se deteve na duvida, mas acreditou que Deus estava com ele. E atirou.

Quando foi a ultima vez que você fez a mesma coisa? Quanto tempo faz desde que você enfrentou seu ultimo desafio?

Temos a tendência de recuar. De nos mantermos debaixo da mesa do trabalho, de buscar alivio nos vícios. O trabalho acaba, a anestesia e a sensação de segurança que os vícios dão acabam, e ouvimos o Golias de novo.

Faça seu gigante correr ao se deparar com uma alma cheia de Deus.

Faça Deus aumentar e o Golias diminuir.

Gigantes. Temos que encará-los. Contudo, não precisamos enfrentá-los sozinho. Concentre-se em Deus. Às vezes em que Davi fez isso, os gigantes caíram. Os dias que não fez, foi Davi que caiu.

Concentre-se nos gigantes, você tropeçará. Concentre-se em Deus, seus gigantes cairão.

Erga os olhos, matador de gigantes. O Deus que fez de Davi um milagre esta pronto pra fazer o mesmo com você.