CONDIÇÃO: RENÚNCIA E TOMADA DE DECISÃO

25/10/2010 22:10

 

         Para que o homem receba o novo nascimento é necessário que ele reconheça que errou, renuncie ao pecado e tome uma decisão de voltar para o Senhor. Jesus contou a parábola do filho prodigo que se encontra no capitulo quinze de Lucas. Nesta parábola havia um rico senhor que tinha dois filhos; o mais novo deles pediu ao pai a sua parte na herança e saiu para uma terra distante e ali desperdiçou todos os seus bens vivendo dissolutamente. Quando os bens acabaram, os amigos também se foram e ele começou a passar necessidade; arranjou um trabalho humilhante, o de apascentar porcos e, segundo a Bíblia, “alimentava-se das bolotas que os porcos comiam”. Sendo ele um judeu, a situação se tornava ainda pior, pois o porco, para o judeu, é um animal imundo. Quando o jovem se viu nesta terrível situação, a Palavra diz que ele caiu em si e se lembrou da casa de seu pai e disse: “Quantos jornaleiros de meu pai tem abundancia de pão, e eu aqui morro de fome” (Lucas 15:17). Este cair em si significa que o jovem reconheceu a situação lastimável em que estava e então ele tomou uma decisão: “Levantar-me-ei e irei com meu pai, e lhe direi: Pai pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores” (v.18-19). Este jovem, depois de reconhecer seu estado e tomar a decisão de voltar para casa, passa então à ação: “E, levantou-se e foi para seu pai” (v. 20). Esta parábola contada por Jesus ilustra bem a situação do homem perante Deus e os passos que ele precisa dar para reencontrá-lo.

         O homem, para voltar para Deus, precisa como já mencionamos reconhecer que pecou e que perdeu o direito de filho, esta é a primeira fase: a humilhação; precisa também tomar a decisão de voltar; mas além da decisão, precisa renunciar a sua própria vontade e se submeter à vontade do Senhor; tomar a atitude de voltar para Ele, e confessar diante dEle que errou, que esta arrependido e quer voltar para casa do seu Pai.

BENEFÍCIOS DO NOVO NASCIMENTO

         Quando o homem decide voltar para Deus, ele é recebido com alegria e com jubilo. Voltemos à parábola do filho prodigo, para ilustrar melhor as bênçãos que recebe em seu retorno à casa do pai. A Bíblia declara: “Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou,... e disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o bezerro cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” (v. 20,21-24). Analisemos agora outros pontos desta historia contada por Jesus: o homem é totalmente restabelecido, colocado novamente na posição de filho e com todos os seus direitos. O texto diz que o pai o viu de longe e o reconheceu. Deus também reconhece o homem, aceita-o de volta, lhe tira os farrapos do pecado e lhe veste de santidade, o homem recebe também um anel no dedo, que simboliza a autoridade; além  do mais, o homem é restituído também no seu ministério, quando o texto diz que o pai manda que lhe coloquem as sandálias nos pés, e quando fala que foi sacrificado o bezerro cevado, houve redenção. E para completar, o texto mostra que houve uma festa para ele. Deus recebe o homem que volta com festa, e de braços abertos. Jesus disse que “...haverá maior jubilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. (Lucas 15:7)

De forma clara, os benefícios do novo nascimento são:

·         Adoção como filhos e recebimento do Espírito Santo em nós (1 Jo. 3:1; Ef. 1:13);

·         Recebimento de autoridade delegada por Deus a nós (Lc. 10:19-20);

·        Santificação e justificação em Cristo (1 Co. 1:2; Tt. 3:7);

·        Poder na oração (Tg. 5:16b);

·        Entendimento das escrituras (1 Co. 2:12).

Portanto vale a pena nascer de novo e fazer parte dos santos de Deus criados para uma nova vida em Cristo.