Aprendendo com pai e filho

12/04/2010 08:02

I Cr. 28:9-10

Davi, o adorador, que se transformou em guerreiro, e acabou no final descobrindo que ser adorador era o mais importante, porque o guerreiro luta, mas o adorador adora, e Deus luta por ele.

Foi um homem segundo o coração de Deus, não porque nunca errava, mas porque errava, reconhecia seu erro e arrependia-se.

Davi sabia que, mesmo sendo poderoso aos olhos humanos, era debilitado aos olhos de Deus. Era frágil, necessitado de misericórdia.

Apesar de suas falhas, era um homem que amava muito ao Senhor, que temia a Deus, não por ter medo dEle, mas o verdadeiro temor, que é amar tanto a ponto de não querer desagradá-lo.

Davi, entre todas as suas conquistas, tinha o sonho e as condições humanas necessárias para construir o palácio real e a casa de Deus: O templo.

Condições humanas nem sempre são as condições de Deus. Davi pôde sim construir o palácio real, mas não foi autorizado por Deus para construção do Seu Templo.

Havia muito sangue nas mãos de Davi. Como adorador, ele poderia ter conquistado muito mais do que como apenas um guerreiro. É extremamente necessário que todo guerreiro seja um adorador. Com o tempo, as lutas, os gigantes, Davi tornou-se um grande guerreiro, mas o que Deus queria dele era que ele continuasse a ser um grande adorador.

Por ter muito sangue em suas mãos, Deus não permitiu que ele construísse Sua casa, Seu templo.

Davi então escolheu seu filho Salomão para reinar em seu lugar, e quando Salomão assumiu, o reino tornou-se mais próspero, grande e abençoado.

No final de sua vida, Davi aconselha a Salomão o que ele deve fazer para ter um reinado abençoado por Deus.

Davi sabia como era triste se afastar dos planos do Senhor, e sabia também que o afastamento e a desobediência trazem conseqüências difíceis para nossa vida.

Salomão precisaria de humildade de coração, confiança em Deus e incessante vigilância. Ele não podia se desviar dos princípios de Deus, pois haveria conseqüências.

Salomão teve a oportunidade que toda pessoa procura: ser abençoado em tudo.

Assumiu um reinado próspero, onde seu pai já havia conquistado muito através de suas lutas. Bastava obedecer a Deus e administrar as conquistas.

Mas Salomão, mesmo tendo recebido uma porção maravilhosa de sabedoria, acabou se alcançando com pessoas erradas, buscando poder nos lugares errados.

Pessoas influentes são as que Satanás mais tenta atingir.

I Re. 2:1-4

Salomão trocou a sabedoria pela idolatria. Perdeu-se no meio do caminho, exatamente o oposto do que seu pai o havia aconselhado.

Houve conseqüências.

As conseqüências da desobediência são terríveis, e todos os que provaram acabaram se arrependendo, e descobrindo que não compensa desobedecer a Palavra de Deus, pois Sua Palavra é que nos traz vida e direção para a vida eterna.

Deus tem o melhor para o seu povo, mesmo quando o que Deus nos diz não esta de acordo com o que nós queremos.

Devemos nos lembrar que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, nem os pensamentos dEle são iguais aos nossos.

O caminho de Deus é perfeito, e a sua palavra é poder.

Deus meche no nosso presente, porque conhece nosso futuro, sabe o que precisamos, e faz de tudo para que nós possamos chegar ao final desta vida e sermos recebidos no céu como vencedores.

Existem promessas de Deus para os obedientes:

Sl. 72

Mas, o que de maior Deus pode nos fazer, é nos dar a salvação.

No amor de Deus que nos une

Pr. Daniel Breda