A QUEDA DO HOMEM E SUAS CONSEQUENCIAS
Fonte: Genesis 3:1 – 6:12
Data: 4.000 a.C. (provável)
Esboço:
O Édem e a queda do homem – cap. 3
Caim e Abel – cap. 4:1-10
Situação de Caim e sua descendência – cap. 4:11-24
Nascimento e descendência de Sete – cap. 5
Situação de corrupção e violência da sociedade – cap. 6:1-12
Comentários:
· Entre os capítulos 2 e 3, também conhecido como período da inocência, não se sabe quanto tempo se passou. A data de 4000 a.C., refere-se a idade do homem a partir da queda de Adão (Gn. 5:3)
· A queda do homem trouxe conseqüências não só para o homem e a mulher, mas a própria terra foi amaldiçoada.
· No acontecimento que se dá entre Caim e Abel, temos a primeira menção na Bíblia a respeito de religião, onde Caim e Abel se apresentam perante Jeová, cada qual com a sua oferta. Também temos o primeiro homicídio da raça humana.
· Encontramos nos descendentes de Caim, homens sábios e artistas que desenvolveram instrumentos musicais e a fabricação de instrumentos cortantes como ferro e cobre (Gn. 4:21-22)
· Os “filhos de Deus” do capitulo 6 recebem duas interpretações: a primeira diz que eram os filhos de Sete, os homens que andavam segundo a vontade de Deus; a segunda diz que eram seres angelicais em forma humana, os quais conhecendo as mulheres (filhas de Caim), nasceram os nefilins – os gigantes da terra. Esses casamentos mistos, sem importar o que fossem, desagradaram a Deus.
· Devido a corrupção do gênero humano temos no verso três do capitulo seis a sentença de 120 anos de vida para o homem, o que a ciência comprova dizendo que o organismo humano é feito para durar de 100 a 120 anos.