A HISTÓRIA DE ISRAEL
A CRIAÇÃO DO UNIVERSO
Fonte: Genesis – cap. 1 e 2
Esboço:
1º dia – Luz e Trevas – cap. 1:3-5
2º dia – Firmamento – cap. 1:6-8
3º dia – Separação entre terras e águas e a vegetação – cap. 1:9-13
4º dia – Luminares no céu – cap. 1:14-19
5º dia – Seres viventes nas águas e no CEI – cap. 1:20-23
6º dia – Seres viventes na terra e o homem – cap. 1:24-31
Comentário:
· O que a Bíblia nos diz a respeito do surgimento do universo encontra-se em uma única sentença: “no principio criou Deus os céus e a terra”. Nada mais. Quando era esse principio e de que forma se deu o surgimento da matéria não sabemos. Vários cientistas têm procurado definir através de teorias o surgimento do universo. Entre as diversas teorias, formulas e nomes dado a esse acontecimento, podemos dizer que todos partem de um principio comum: o universo teve um começo, não é eterno. Isto é maravilhoso pois vem a reforçar a nossa crença de que só Deus é eterno, e que tudo o mais que existe teve um principio, o qual para nós, estava na palavra pronunciada por Deus: “Haja”. Outra informação interessante é que há perfeita concordância entre as mais recentes conclusões da Paleontologia e a semana criativa.
· O homem surge como a mais importante dentre todas as criações de Deus. Maiores detalhes são dados a respeito de sua criação mostrando que houve uma disposição especial por parte de Deus em fazer aquele que seria a sua imagem e semelhança.
· Quanto aos dias da criação, existem duas teorias a seu respeito: criacionismo imediato – realmente era um dia como os nossos dias; e criacionismo mediato – dias seriam períodos.