A Escolha é sua

12/04/2010 08:00

Jo. 19:17-18

Edwin Tomas foi um ator muito famoso, alguém tipo Mel Gibson, Tom Cruizer, Harrison Ford, etc. Se você nunca ouviu falar dele, é porque ele viveu na época de 1.800.

Estreou no palco com 15 anos na peça Ricardo III de Shakespear e tornou-se um dos melhores atores de sua época. Edwin tinha mais dois irmãos que também eram atores, porem não tão talentosos: John e Junius.

Trabalharam juntos em uma peça chamada “Julio César” e seu irmão, John, fazia o papel de Brutus, um assassino. Porem, John levou esse papel pra vida real.

Em Abril de 1865, no teatro Ford – Washington (EUA), ele se escondeu no fundo de um camarote e disparou um tiro na cabeça do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.

Seu nome era John Wilkes Booth. Edwin, envergonhado, nunca mais atuou em teatros, e depois daquela noite se aposentou.

Edwin nunca mais seria lembrado, se não fosse por um acaso do destino em uma estação de trem em New Jersey.

Edwin estava esperando um trem quando um jovem, bem vestido, empurrado pela multidão caiu nos trilhos do trem que estava em movimento.

Sem hesitar, Edwin pulou nos trilhos e salvou o jovem. Depois do susto, o jovem reconheceu Edwin Booth, mas Edwin não o havia reconhecido. Semanas depois uma carta chega a casa de Edwin do governo agradecendo por ter salvo a vida de Robert Todd Lincoln, filho de Abraham Lincoln.

Estranho ne? Um irmão mata o presidente e o outro salva a vida de seu filho. Ambos tiveram uma escolha a fazer. Existem outras historias mais conhecidas:

Abel e Caim – irmãos. Um escolheu a Deus e o outro o assassinato. E Deus permitiu.

Abraão e Ló – ambos peregrinos em Canaã. Abraão escolheu a Deus, e Ló escolheu Sodoma. E Deus permitiu.

Davi e Saul – ambos reis de Israel. Davi escolheu a Deus, Saul escolheu o poder. E Deus permitiu.

Pedro e Judas – ambos negaram a Jesus. Pedro buscou misericórdia, Judas buscou a morte. E Deus permitiu.

Em todas estas historias podemos ver que Deus nos permite fazer nossas próprias escolhas.

Nós podemos escolher:

- Mt. 7:13-14
• Uma porta estreita ou uma porta larga.
• Um caminho fácil ou um caminho difícil.
• A grande multidão ou a pequena multidão.

- Mt. 7:24-27
• Construir sobre a rocha ou sobre a areia.

- Mt. 6:24
• Servir a Deus ou as riquezas.

- Mt. 25:32-33
• Ser contato entre as ovelhas ou entre os bodes.

DEUS OFERECE ESCOLHAS ETERNAS, E ESSAS ESCOLHAS TEM CONSEQUENCIAS ETERNAS.

Já parou para pensar por que haviam duas cruzes ao lado de Jesus?
Por que Jesus estava no centro?
As duas cruzes representavam um dos maiores dons de Deus: o dom da escolha.

Os dois criminosos tinham muito em comum:

• condenados pelo mesmo sistema
• condenados a mesma morte
• cercados pela mesma multidão
• igualmente próximos a Jesus.

A principio, ambos escarneceram de Jesus

Mt. 27:41-44
Porem, um mudou:

Lc. 23:39-43
E o ladrão que não mudou? Um convite de Jesus não o teria mudado? Ou uma palavra de persuasão?

O pastor não deixa as 99 ovelhas para procurar uma que se perdeu?
A dona de casa não revira toda a casa para achar a moeda perdida?

Sim, o pastor e a dona de casa sim, mas lembre-se: o pai do filho pródigo não teve a mesma atitude.

• a ovelha se perdeu de forma inocente.
• A moeda foi perdida acidentalmente
• Mas o filho pródigo saiu de casa intencionalmente.

O pai deu a ele uma escolha. Jesus deu aos dois ladrões o mesmo. Ele os deixou escolher. Assim como Ele nos deixa escolher.

Em muitas áreas de nossa vida não temos escolhas:

- Você não escolheu o seu sexo
- Você não escolheu seus pais
- Você não escolheu o lugar onde nasceu.

Mas você pode escolher onde passar a eternidade.

Pense no ladrão que se arrependeu: Ele escolheu as pessoas erradas, a moral errada, o comportamento errado. Mas a vida dele foi uma perda total? No fim, todas as suas mas escolhas foram redimidas por apenas uma única.

Você fez algumas escolhas erradas na vida? Amigos errados, coisas erradas, objetivos errados? Você mudaria algo que ficou pra traz?

Lembre-se: Uma boa escolha para a eternidade elimina mil escolhas erradas na terra.

A escolha é sua.

Lembra dos irmãos Booth?

• viveram na mesma casa
• nasceram da mesma mãe
• tiveram a mesma educação.

Um escolheu a vida, e outro a morte.

Como pode dois homens verem o mesmo Jesus e um tirar sarro e o outro orar a Ele? Jesus nos da uma escolha.

Sua escolha te levará para a eternidade. Mas onde?
Pr. Daniel Breda