VÍTIMA OU PROTAGONISTA?

24/10/2012 14:20

 

    

2 Cr. 34:1-2

    Observe esta descrição biográfica:

    Era uma vez um menino filho de um ímpio, idólatra e politeísta, neto do pior (pior no sentido de perversidade) político da história da sua nação, nascido em uma época onde o paganismo imperava. Nascido, portanto em uma casa de pagãos. Nunca participara de um culto de adoração ao verdadeiro Deus. Para complicar ficou órfão aos 8 anos, crescendo sem a figura do pai.

    NO QUE VOCÊ ACHA QUE UM MENINO COM ESTE HISTORICO SE TRANSFORMARIA?

    Ele tinha tudo para ser uma peça ruim, mas virou um dos melhores Reis de todos os tempos da sua nação. Por que ele não foi vitima e sim um protagonista da sua história.

    E é sobre isso que quero falar: Vítima ou Protagonista?

    Eu gostaria de dar o meu conceito para vítima e protagonista. Vítima no que eu desejo reproduzir nesta mensagem é aquele que estar passivo na construção da sua história; Protagonista é aquele que estar ativo na construção da sua história.

    Apartir desse tema eu gostaria de fazer algumas observações:

 

1.     O que difere um protagonista de uma vítima é a capacidade de se responsabilizar.

    Josias tinha tudo para ser mais uma vitima da sociedade, mais um produto do meio, mas ele decidiu protagonizar a sua história, se responsabilizando de tal missão.

    As pessoas com o perfil de vitima são aquelas que sempre tão um jeitinho de terceirizar a culpa.

    Ex: Saul e Davi depois de pecar. Saul disse pequei por que o povo me pressionou, fui forçado pelas circunstancias. Mas, Davi disse: pequei contra ti. Saul se comportou como vitima, mas Davi como protagonista.

    Quando nos responsabilizamos pelos sucessos e fracassos, deixamos de ser vitimas para sermos protagonistas.

 

2.     O protagonista entende que a mudança interna precede a mudança externa.

    Essa é uma das maiores diferenças entre protagonistas e vitimas. As vitimas sempre condicionam suas mudanças a alguma mudança externa.

    Mas o protagonista sabe que tudo melhora por fora quando nós crescemos por dentro.

    Josias tinha um ambiente totalmente desfavorável ao seu crescimento como pessoa, como líder, como servo de Deus. Mas, por intermédio dele o senhor operou uma grande mudança em Judá (sua nação), só que essa mudança só foi possível por que primeiro ele mudou por dentro, internamente.

    A mudança do mundo externo só acontece depois que o mundo interno é mudado.

    Ex: Ezequiel e o vale de ossos secos. Deus queria mudar aquele ambiente externo, ou seja, o vale, então, primeiro Ele mudou o mundo interno de Ezequiel, sua mentalidade.

    "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Rm. 12:02).

    Quando mudamos o nosso interior, o reino espiritual é afetado e quando o mundo espiritual é afetado o mundo físico é transformado. (Pr. Coty).

    O que vai acontecer em Pinheiro será reflexo do que estar acontecendo com a mentalidade da igreja.

    Nunca deixe aquilo que você não pode fazer atrapalhar aquilo que você pode fazer.

    Você complica OU DESCOMPLICA A VIDA na mente.

 

3.     O protagonista estar disposto a quebrar o ciclo da maldição.

    O pai de Josias foi Amom (um homem idolatra e pagão) e o seu avô foi Manassés (um homem idolatra e pagão), mas ele não foi um rei pagão ou idolatra, pelo contrário foi um grande servo de Deus. Ele quebrou o ciclo da maldição que vinha desde o seu avô.

    Talvez você cresceu em uma casa onde seus pais nunca te deram amor, e talvez não fizeram isso por que também não receberam do seus respectivos pais, que por sua vez não receberam dos seus e esse ciclo só será quebrado quando alguém decidir fazer diferente.

    Josias decidiu quebrar esse ciclo em sua família, deixando assim uma “benção hereditária”.

    Interessante é que no ambiente familiar de Josias ele nunca tinha visto uma atitude de adoração ao verdadeiro Deus, mas ele buscou o verdadeiro Deus.

    O protagonista usa seu ambiente como uma inspiração para o seu futuro.

    Se o ambiente foi bom vira uma inspiração se foi ruim vira uma inspiração também.

 

4.     O protagonista faz do relacionamento com Deus a principal base para a sua história.

    Josias começa a reinara sem Deus, mas logo percebe a necessidade de um relacionamento com Deus.

    Josias começou sem Deus, mas depois que encontrou Deus nunca mais o abandonou, mas eu conheço pessoas que começaram com Deus, mas no processo se esqueceram de Deus. Deus talvez não coube mais nos planos. Ex: o rico insensato.

    Eu falo de conhecer como sinônimo de se relacionar.

    Ser vitima ou protagonista é uma escolha sua!

    Mudança é uma porta que só abre por dentro. Ap. 3:20.