Sacrifício com obediência

21/04/2011 11:32

I SM. 13:8-14; 15:22

Vou fazer uma pergunta, que provavelmente você já sabe a resposta. Com o que Deus mais se preocupa? Com nosso sacrifício, ou com nossa obediência?

Claro que a nossa obediência é muito mais importante, porque é através dela que as bênçãos do Senhor chegam até a nossa vida.

Vamos analisar um clássico exemplo de alguém que decidiu realizar uma boa ação, mas desobedecendo a ordem direta de Deus.

Até esse momento da historia do povo de Israel, o sistema de governo deles era a TEOCRACIA, ou seja é o sistema de governo em que as ações política, jurídica e policial são submetidas às normas de alguma religião. (Wikipédia)

No caso do povo de Israel, Deus era que ditava as ordens através de seus profetas e sacerdotes. Mas o povo não se sentiu satisfeito, pois olhavam as outras nações e viam reis dirigindo o governo, homens que tomavam decisões por si próprios, e quiseram também que um rei fosse levantado no meio deles.

Então Deus permitiu que isso acontecesse, e levantou Saul como o primeiro rei de Israel. (I Sm. 8 – 10)

Saul, como rei venceu algumas guerras com a ajuda de Deus, porem, chegou um dia em que os inimigos eram numerosos. Os filisteus se levantaram com uma multidão de soldados e vieram contra Israel.

O profeta Samuel havia ordenado que ele esperasse 7 dias, e vencendo estes dias, o profeta estaria no meio deles para oferecer sacrifícios a Deus, para que só depois disso, fossem à batalha.

Saul estava preocupado com a possível invasão dos filisteus em Jerusalém, e não esperou os 7 dias que o profeta Samuel havia ordenado, resolvendo realizar ele próprio o sacrifício.

E aqui entra um dos grandes problemas da humanidade.

SACRIFICIO SEM OBEDIENCIA PODE TRANSFORMAR O QUE SERIA BENÇÃO EM MALDIÇÃO

Pela atitude, ele foi rejeitado pelo profeta e principalmente por Deus.

Deus não recebe nossos sacrifícios, se antes não formos obedientes. Mesmo nos dízimos e nas ofertas, Deus manda que se tivermos algum problema com nosso irmão, primeiro devemos resolver, para depois apresentar nossas ofertas no altar.

Mas e quando existe o sacrifício com a obediência?

Vamos ver alguns exemplos de pessoas que também sacrificaram ao Senhor, mas debaixo da obediência:

NOÉ OBEDECEU: Gn. 6:13 – Depois da obediência de construir a arca, Noé foi salvo com sua família, e quando levantou um altar e ofereceu sacrifícios ao Senhor, foi aceito e o retorno dos céus foi a aliança feita entre Deus e os homens.

ABRAÃO OBEDECEU: Gn. 12:1 – Obedeceu à Deus e saiu de sua terra para um lugar desconhecido. Obedeceu, recebeu seu filho Isaque de uma forma milagrosa e quando Deus pediu seu filho como sacrifício, não pensou duas vezes, obedeceu. Com a obediência, Deus recebeu o sacrifício, porem não permitiu que ele matasse seu único filho (porque Deus faria isso depois, com Jesus na cruz para nos trazer a salvação), e proveu um cordeiro naquele dia. A resposta dos céus foi que Abraão tornou-se o pai da fé e um pai de multidões.

SAULO OBEDECEU e teve não somente seu nome mudado para Paulo, mas toda sua vida, tornando-se o apóstolo dos gentios, e por intermédio dele e de suas viagens, o evangelho chegou até nós.

JESUS OBEDECEU: HB. 10:12 – Deixou o trono de gloria e se fez homem para derramar o sangue que valeria por todos os sacrifícios que ainda poderiam acontecer. Obedeceu e depois sacrificou-SE por nós. A resposta dos céus foi a salvação para a humanidade.

QUANDO OBEDECEMOS A DEUS NOSSO SACRIFICIO É ACEITO E EXISTE UMA RESPOSTA DOS CEUS PARA NOSSA VIDA.

Como nos sacrificamos?

- Nos dízimos e ofertas

- Tendo uma vida em santidade, sendo exemplo para os que nos cercam.

- Orando e jejuando, para nos fortalecermos espiritualmente e estarmos mais próximos do Senhor, tendo experiências que marcaram nossa vida

E o maior de todos:

- A ENTREGA. Entregar nossa vida nas mãos de deus requer mais do que apenas ser chamados de “cristãos”, é ser reconhecido nos céus como alguém que realmente confia em Deus, e que vai deixar Ele trabalhar em nossa vida, mudando a nossa historia.

I Pe. 2:5

Para oferecermos sacrifício, é necessário prepararmos o altar. Nós somos o altar de Deus, onde o sacrifício devera ser realizado.

Com obediência, receberemos às vitorias.

No amor de Deus que nos une,

 Pr. Daniel Breda