O PERÍODO INTERBÍBLICO

03/11/2010 10:37

 

Fonte: Livros Apócrifos

Data: 400 a.C. – 04 da Era Cristã

Esboço:     Situação geral do período

                Os livros apócrifos

                O surgimento do Imperério Grego

                A revolta dos Macabeus

                O Império Romano

Comentários:

·        Este período da história de Israel não possui informes nas Sagradas Escrituras, vindo a nós o seu conhecimento por fontes secundárias. É característico deste período o desaparecimento de dois aspectos da vida judaica: a monarquia e a função profética. A função sacerdotal passou a ser mais abrangente, o que é claramente visualizado nas páginas do Novo Testamento, e as profecias cessaram por completo depois de Malaquias. Também conhecido como “período do silêncio”, este foi marcado pelo silêncio de Deus. Nenhum profeta e nenhum livro de inspiração divina foi escrito até o surgimento de João Batista e do Novo Testamento. Apesar de não termos nenhum livro sagrado deste período, uma enormidade de literatura judaica surge nestes 400 anos. Entre eles os livros apócrifos, que fazem parte da Bíblia Católica, e a tradução da Bíblia hebraica para o grego, conhecida como Septuaginta.

 

·        Os livros apócrifos são: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, I e Ii Macabeus e outros acréscimos a livros canônicos. O conteúdo de alguns destes livros mostram a reação judaica frente a opressão, a incerteza e a esperança que caracterizou o período.

 

·        Depois do domínio Persa surgiu um poderoso império dirigido por Alexandre, o Grande: o Império Grego. Como a vida de Alexandre teve um fim breve, não deixou para ocupar o seu lugar nenhum herdeiro, sendo o império dividido em seus generais (Ptolomeu, Seleuco, Cassandro e Lissimaco) depois de sua morte. Tanto os ptolomeus como os seleucidas dominaram sobre a comunidade judaica. Sob o reinado de Antíoco, sucessor de Seleuco, a religião judaica passou por uma grande perseguição, sendo o Templo profanado no ano de 168 a.C., quando foi colocado uma imagem de Zeus sobre o altar e dez dias depois foi sacrificado uma porca em sua honra. Também foi proibido a observação da Lei e implantado várias festividades pagãs.

 

·        Deste triste período surge a Revolta dos Macabeus, que foi a luta de uma nobre família e seus aliados, pela independencia da Judéia, ocorrendo a conquista em 142 a.C. As condições econômicas melhoraram e a vida religiosa passou por um despertamento. Um tratado com Roma reconhecida a independencia do Estado judaico e recomendava a amizade entre ambos, o qual durou pouco.

 

·        Pondo fim na independencia do Estado de Israel, o império romano se levantou como um dos mais gloriosos do mundo. Aliada a sua estrutura governamental estava a cultura grega, que juntas formavam o helenismo. O império romano estendeu até a era cristã, e o Novo Testamento nos revela maiores características  a seu respeito.