Estudo 2 - O NOVO SER EM CRISTO

26/05/2010 12:18

O NOVO SER EM CRISTO

        No estudo anterior, descobrimos que Deus deseja se comunicar diretamente com o homem e este fato se dá através da meditação bíblica. A partir de agora vamos compreender todos os processos de Deus que se cumprem na vida daqueles que recebem a adoção de filhos e que tem como ponto de partida o novo nascimento.

        Assim como todos precisam nascer fisicamente para fazer parte da terra, da mesma forma também, todos, para entrar no reino dos céus, tem que passar pelo novo nascimento. Esta verdade vale para todos os serem humanos, indistintamente de raça, de posição social ou condição econômica. Jesus disse para Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Ele queria mostrar com isso, para um meticuloso cumpridor da Lei, que a regeneração não é obra do homem, não depende da capacidade intelectual, nem da vontade, nem ainda do esforço de qualquer ser humano. A regeneração é obra do Espírito Santo. Por isso o homem natural não pode entender como se processa o Novo Nascimento; porque quando pecou, lá no jardim do Éden ao desobedecer, ele morreu espiritualmente e perdeu a comunhão com seu Deus. Daí que, vivendo apenas como homem natural, não compreende as coisas espirituais (1 Co. 2:14). Mas ao referir-se aqueles que já nasceram espiritualmente, a Bíblia diz no livro de Efésios que estes que estavam mortos em seus delitos e pecados, segundo o príncipe das potestades do ar, nos desejos da carne, sendo por natureza filhos da ira, ao nascerem de novo foram alcançados, porque Deus iluminou os olhos do seu entendimento para que neles resplandecesse a luz da gloria de Cristo, sendo isto, o nascer do Espírito.

O PROCESSO DO NOVO NASCIMENTO

        A necessidade do novo nascimento brota da incapacidade do homem natural de ver ou entrar no reino de Deus. Por mais dotado, por mais moral ou refinado que seja, o homem natural é absolutamente cego à verdade espiritual; é impotente para entrar no reino de Deus, pois não pode obedecer, entender e nem agradar a Ele.

        O novo nascimento é um ato criativo do Espírito Santo e não é, de maneira alguma, uma reforma da velha natureza. O homem quando é convencido pelo Espírito Santo, do pecado, da justiça e do juízo de Deus, passa pelo arrependimento, que provoca nele uma transformação, das suas atitudes e da sua direção em relação a Deus. O termo empregado para a nova vida do crente é a palavra grega “metanoia”, que literalmente pode ser traduzida por uma mudança radical de rumo; diríamos uma mudança de cento e oitenta graus, no sentido da caminhada. O apóstolo Paulo em II Coríntios 5:17 declara: “E assim, se alguém esta em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

        Esse novo nascimento é produzido diretamente pelo Espírito Santo que através da fé, gera o espírito de vida no novo homem. “Como será isto?” Perguntou a virgem Maria ao anjo, e a resposta foi: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.” (Lucas 1:34-35).

        O Espírito Santo passa a fazer parte de nós quando decidimos fazer parte de Deus. Jesus disse para Nicodemos em João 3:8 “O vento sopra aonde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

        Para que aconteça o novo nascimento, o homem tem que receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida; precisa reconhecer que é pecador; que esta fora da comunhão com Deus por causa do pecado, e que para restaurar esta comunhão perdida, precisa se arrepender de seus pecados, confessá-los a Jesus pedindo perdão e crer que o Seu sangue pode purificá-lo de todo pecado (1 João 1:9); precisa ainda crer com seu coração e confessar com sua boca que Jesus é o Senhor. Esta é a única participação do homem no novo nascimento (Rm. 10:9)

        A Bíblia nos diz que a salvação só é possível porque Deus amou o mundo e por Sua infinita graça nos reconciliou com ele através do sacrifício de Jesus, o Messias, na cruz. O apóstolo Paulo, em Efésios 2:8-10 declara: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem de obras para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas”. O texto deixa muito claro que a salvação e o novo nascimento não dependem de nossos esforços, nem ainda da nossa própria justiça; pois, que...”todas as nossas justiças, são como trapo de imundícia...” (Os. 4:6)

Continua...