Da Humilhação à Exaltação

12/04/2010 08:11

Como poderia ser a reação de uma pessoa humilhada publicamente?

Já aconteceu com você alguma situação em que você ficasse extremamente constrangido? Ou pior: alguma situação que alguém constrangesse você, chegando ao ponto de você sentir-se humilhado?

O pior de tudo isso, é se fosse à frente de pessoas que você ama.

Humilhação é realmente algo muito difícil para qualquer ser humano suportar, seja ele cristão ou não.

Pessoas chegam ao ponto de tirar a própria vida por terem sido humilhadas em publico, outras por não conseguirem vencer na vida, o que pra elas também é humilhação.

A Bíblia, que é um instrumento de Deus para nos mostrar como vencer, através de exemplos de pessoas que passaram pela mesma situação que passamos e venceram, nos revela muitas pessoas que foram humilhadas e que deram a volta por cima.

Um grande exemplo é a vida do Rei Ezequias, que foi o 1, que foi o 13ª rei de Judá.

Ele é considerado um dos maiores reis de Judá por causa da sua confiança e dependência de Deus, e seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, rei Davi.

Ele começou a reinar com 25 anos de idade e reinou por 29 anos em Judá, a partir da data de 715 a.C.

Ezequias foi um homem que fez o que era reto aos olhos do Senhor. Tinha muita fé (o que é muito necessário para agradar a Deus), guardava os mandamentos e exortava o povo a desviar-se do pecado e se aproximar de Deus.

Não era apenas um rei que cuidava a administração do território, mas seu coração estava preocupado em fazer com que a nação se voltasse ao Senhor. Era, sem duvida, um grande líder.

II Re. 18:1-7

Mesmo Ezequias sendo um homem que procurou fazer o que era reto aos olhos do Senhor, tirando a idolatria e fazendo o povo voltar a adorar a Deus, em determinado momento uma grande luta se levantou contra ele.

Senaqueribe, rei a Assíria, invadiu Judá e tomou várias cidades por sua possessão, conforme relato escrito pelo próprio Senaqueribe, em achados em escavações arqueológicas realizadas pelos britânicos na década de 1930:

"Quanto a Ezequias, o judaico, ele não se submeteu ao meu jugo. Eu montei cerco em 46 de suas cidades fortificadas e em incontáveis pequenas aldeias; a tudo conquistei usando rampas de acesso que nos colocaram perto das muralhas (...). Eu expulsei 200.150 pessoas, jovens e velhos, homens e mulheres, cavalos, mulas, jumentos, camelos, gado grande e pequeno além da conta, e a tudo considerei como pilhagem de guerra. Ele mesmo eu o fiz prisioneiro em Jerusalém, na sua residência real, como um pássaro numa gaiola. (...) Suas cidades que eu saqueei, eu as tomei de seu país e as dei todas a Motinti, rei de Ashdod, a Padi, rei de Eglon, e a Sillibel, rei de Gaza. Dessa maneira, eu reduzi seu país, mas ainda aumentei meu tributo".

No Livro de II Re. 18:22 até 19:37, podemos ver a situação humilhante que Ezequias passou nesse período e o desfecho milagroso providenciado por Deus, a favor daqueles que creram nEle.

A historia a seguir não é somente sobre a vida de Ezequias, mas pode ser exatamente a sua historia, e se você faz parte do povo que crê no poder de Deus, vera o livramento que Deus ira proporcionar para sua vida.

TODO LIDER QUE ENSINA OS RETOS CAMINHOS AO POVO É PERSEGUIDO PELO INIMIGO

Satanás tenta calar a verdade, porque a verdade liberta.

Senaqueribe cercou Judá por 10 anos e tentou tomar Jerusalém a força, para demonstrar que seu poder era maior.

A primeira atitude de Ezequias foi FECHAR AS BRECHAS.

II Cr. 32:3 – Fechou as fontes de águas, pois poderiam ser atacados por este lugar.

Fechar as brechas, eliminar de nossa vida tudo o que pode ser entrada do inimigo é essencial para que não sejamos derrotados.

Em seguida, Ezequias se FORTALECEU CONTRA O INIMIGO.

II Cr. 32:5 - Ele levantou os muros que estavam quebrados, e construiu um novo muro por fora, dificultando o acesso dos inimigos.

É exatamente o que precisamos fazer. Levantar os muros é se proteger contra as ciladas que nosso inimigo pode lançar contra nossa vida. É evitar alguns lugares, é mudar nosso comportamento, nossos pensamentos e nossas palavras, santificando nossa vida para que possamos estar protegidos.

Ezequias também fez “armas e escudos em abundancia”.

Armas servem para atacar e os escudos para se proteger dos ataques. A Bíblia nos mostra que as armas que Deus nos proporciona são poderosas, e que devemos aprender a usá-las. (II Co. 10:4)

Esta preparação é muito necessária, pois o inimigo sempre estará se preparando para nos atacar. Tenho certeza que situações que você passou em sua vida, foi ataque do inimigo, principalmente naqueles momentos em que você estava fazendo tudo certinho, e de repente vieram as lutas.

 O QUE O INIMIGO FAZ

Não bastasse o cerco em Jerusalém, Senaqueribe (que representa nosso inimigo, o diabo) começou um trabalho de humilhação contra Ezequias.

Sabendo que Senaqueribe aqui representa satanás, vejamos como ele pode agir contra nossa vida:

II Re. 18:28-30

- Tenta tirar a confiança do povo nos líderes. É possível que por algumas vezes, Satanás tentou fazer com que você não confiasse mais na liderança que Deus colocou sobre a sua vida.

II Re. 18:35

 tirar a confiança do povo no Senhor. Será que alguma vez você já duvidou de que Deus poderia te tirar de alguma situação?

II Re. 18:31-32

– Proposta mentirosa do inimigo. Em meio a fragilidade, é bem possível Satanás nos fazer propostas que a principio parecem muito boas, mas que tem em seu final dor e desespero, e principalmente HUMILHAÇÃO.

NA FRAQUEZA DO CRISTÃO, SEMPRE HAVERÁ UMA PROPOSTA DO INIMIGO

Saiba abaixo o que você deverá fazer, em momentos de humilhação:

1 – CONFIAR NO SENHOR

II Cr. 32:7-8 – Aquele se faz da sua vida reta aos olhos do Senhor, confia nEle, e sabe que Deus estará junto em todos os momentos. A intimidade com Deus nos mostra que Ele é poderoso.

2 – ENTREGOU O PROBLEMA NAS MAOS DO SENHOR

II Re. 19:14 – Entregar é crer, é não querer o problema pra si, é deixar quem pode resolver a situação.

Já parou pra pensar que algumas pessoas não conseguem resolver alguns problemas porque não entregam nas mãos de Deus? Até dizem que entregaram, mas na realidade se preocupa tanto em como o problema será resolvido, que acaba tomando das mãos do Senhor, e não permite que Ele termine o que começou.

Ezequias também não ficou escondido, nem se afastou da casa de Deus nos momentos de humilhação. Pelo contrario, ele foi até a casa de Deus buscar refugio. Precisamos aprender isso com ele.

Sempre existirá uma resposta de Deus para aqueles que confiam nEle.

II Re. 19:28

Deus nunca deixará seus filhos serem humilhados, sem tomar nenhuma atitude.

Matheus 23.12: "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Deus providenciou uma vitoria para seu povo, e enviou um anjo dos céus para que a guerra fosse vencida.

II Re. 19:35

Ezequias foi humilhado pelas palavras de Senaqueribe e seus homens, mas ele nunca deixou de confiar no Senhor, e isso fez com que ele fosse exaltado, e reconhecido até hoje como um dos grandes reis de Judá.

E você? Em meio as humilhações, o que você tem feito? Tem se afastado, murmurado? Ou tem crido nAquele que te chamou, te amou e que luta por você.

Nesse relato sobre Ezequias, apenas 1 anjo resolveu o problema, e por amor, se preciso for, Deus vai enviar um pelotão de anjos a seu favor, porque você é o que Deus tem de mais valioso nessa Terra. Você é o maior investimento de Deus.

Não desista, creia, confie, NÃO MURMURE, mas simplesmente fale sobre a sua fé, que quando Deus te exaltar, as pessoas que hoje vêem sua situação, crerão em nosso Deus.

Você é mais que vencedor em Cristo Jesus.

Há, sabe qual foi o fim de Senaqueribe? Quando acordou pela manha e viu que 185.000 homens de seu exercito estavam mortos, voltou para Assíria e lutou contra traidores de seu próprio reinado, e aquele que um dia humilhou o povo de Deus, morreu na vergonha, sendo morto pelos seus próprios filhos.

Leia Jeremias 29:11-14

No amor de Deus que nos une

 

Pr. Daniel Breda

Igreja Batista Pedra Viva

Arraial do Cabo/RJ