A DIVISÃO DO REINO

03/11/2010 20:38

 

Fonte: I Reis 11 e 12, II Cronicas 10 e 11

Data: 931 a.C.

Esboço: Causas da divisão

            Como se deu a divisão

            Situação após a divisão

 

Comentário:

·        Causas da divisão: o casamento de Salomão com mulheres estrangeiras, das quais o Senhor havia dito que não se casassem, trouxe para Salomão tristes consequencias. No tempo de sua velhice, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, o que muito desagradou a Deus. O império de Salomão se tornou grandemente dispendioso, levando-o a cobrança de impostos para mante-lo, o que muito desagradou ao povo. Salomão tambem dedicou a maior parte de suas energias à edificação no sul, e isto levou a maioria do povo do norte a exigir os seus direitos, sem falar na rivalidade que já existia entre o norte e o sul.

·        Como se deu a divisão: Após a morte de Salomão, seu filho Reoboão reuniu-se com todo o Israel para faze-lo rei. Como o povo se via cansado pelo jugo de Salomão, pediram alivio a Reoboão, o qual após ouvir péssimo conselho, respondeu grosseiramente ao povo, tendo este discurso dado inicio a divisão entre as tribos do norte e sul.

·        Situação após a divisão: o “Reino do Sul” ou “Judá”, ficou sendo governado pela dinastia davídica, com sua capital em Jerusalem, até 586 a.C. Consistia das tribos se separarem, as quais fizeram de Jeroboão o seu rei. Esse reino perdurou até 722 a.C., tendo por capital, sucessivamente, as cidades de Siquém, Tirza e Samaria. Geograficamente o norte levou vantagem pela qualidade de suas terras e pela sua extensão. Politica e economicamente eram iguais. Se o sul tinha a capital Jerusalem, local de todos os contatos comerciais até então, o norte possuía a sua extensão com grandes estradas que facilitavam o contato com outras possuia a sua extensão com grandes estradas que facilitavam o contato com outras nações. No que se refere a religião o sul leva vantagem por ter ficado com templo em Jerusalém, o que os mantinha fiel as tradições nacionais e a Jeová. Já o norte debandava para a idolatria e imoralidade, que bem cedo, iriam determinar a sua destruição.